INDICAÇÃO Nº 28/CMCJ/2018

por mmatos — publicado 14/02/2019 15h01, última modificação 14/02/2019 15h01
A necessidade de que o Executivo Municipal tome providências, através da Secretaria Responsável, a fim de atender o pedido desta Categoria sito: ACE e ACS representados pela pessoa do senhor Eliel Nobre de Souza, para o reajuste de 20% para 40% de insalubridade aos agentes de combate a endemias e agentes de saúde do município de Candeias do Jamari-RO, a exemplos de demais municípios da vossa região, tendo como apoio esta Casa de Leis e certo em contar com vosso apoio.

JUSTIFICATIVA

Tal medida se faz necessária visto que, é sabido que na área da saúde, onde as pessoas arriscam suas vidas para exercer suas funções, pois estão expostas a contaminação com inseticidas para combater os vetores, podendo causar assim doenças físicas e psicológicas, entrando em casas para colher larvas de mosquitos (Aedes Egyptis), colher sangue para diagnóstico de malária, sendo expostos também a um quantitativo de doenças que podem ser transmitidas tanto por humanos, como por animais.

Conforme exaustivamente explicitado, vale ressaltar que mesmo com acesso a todos os equipamentos de proteção, os ACE ficam vulneráveis a fazerem usos larvicidas/inseticidas, devido o contato direto com o produto químico, já estão sendo contaminados, desde a preparação (dissolução), à aplicação sendo feito a todo o momento a inalação do produto, podendo ter sequelas ou vir a óbito, como ocorreu com alguns companheiros de trabalho.

Os grandes guerreiros guardas de endemias do Ministério da Saúde, antiga SUCAM, alguns ainda munícipes, e outros já faleceram resultante da contaminação destes produtos.

Quantos ainda precisam morrer para que os nossos direitos sejam definitivamente executados?

Categoria ACE e ACS representado pela pessoa do senhor Eliel Nobre de Souza.

Candeias do Jamari, 25 de junho de 2018.

OZEIAS FERREIRA DE FREITAS (MILLENNIUM)

EDCARLOS DOS SANTOS

RAIMUNDO DEASSIS TEIXEIRA